por Dra. Cláudia Flach | Abr 09, 2020 | Medicina Personalizada
A longevidade cresce cada vez mais e manter o corpo e a mente ativos são os principais responsáveis por isso. Manter a sensação de bem-estar e disposição da juventude até a terceira idade é fruto colhido de uma Medicina Preventiva, onde o foco é prevenir a doença, agir antes que ela se instale, e para isso é necessário que ocorram mudanças no estilo de vida.
Essas mudanças de estilo de vida giram em torno de alguns pilares:
Alimentação saudável e equilibrada
Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, de acordo com a necessidade de seu corpo, de preferência acompanhada por Médico ou Nutricionista, é a base para uma boa saúde. ‘Evitar ao máximo o consumo de alimentos industrializados e processados, quanto mais natural melhor, porém devemos optar sempre por orgânicos.’ O alimento de qualidade será nosso maior remédio no combate a oxidação celular e assim favorecemos nossa saúde e longevidade. Lembrando sempre de beber água de qualidade ao longo do dia, ela é fundamental para o equilíbrio e funcionamento do nosso corpo.
Gerenciamento do estresse
Quando falamos em estresse, não nos referimos somente aos fatores externos, a referência inclui o estresse metabólico, causado pelos nossos hábitos diários. Escolher não ser sedentários, não fumar, escolher bem os alimentos e ter uma boa noite de sono, estão sob nosso controle e devemos fazer a nossa parte com relação à essas escolhas.
Além disso podemos fazer com que nosso corpo e nossa mente nos auxiliem nesse processo. A prática de Yoga e Meditação possuem comprovação científica no gerenciamento do estresse, seu corpo e sua mente se beneficiarão destas práticas.
Sono reparador
Não basta dormir, precisamos de um sono de qualidade para que nosso corpo repare os danos celulares sofridos. Durante o sono nosso corpo se autorregula, libera hormônios, fortalece o sistema imunológico e reequilibra todo sistema interno do nosso organismo.
Atividade física
A prática de atividade física é a melhor maneira de prevenir doenças e ter uma vida longa, ativa e com saúde. Nosso corpo foi feito para estar em movimento e, com a rotina diária, as pessoas estão trabalhando cada vez mais paradas, o que influencia diretamente na longevidade.
‘Manter uma rotina de exercícios moderados semanais é de suma importância para nossa saúde, faça isso com equilíbrio, disciplina e comprometimento.’
Manter uma vida longa e saudável depende muito das nossas escolhas ao longo da nossa vida. ‘Precisamos nos tornar responsáveis por isso e assumir o compromisso de ‘cuidar’ do nosso corpo e da nossa mente.’